MEDIADORAS: Deise Barbosa e Mônica Miranda
Deise é psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007), mestre em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo(2011) e especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (2012). Atualmente é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (NANI-CPN/AFIP) e terapeuta cognitivo-comportamental, além de revisora do periódico Arquivos de Neuro Psiquiatria. Atua nas áreas clínica, de ensino e pesquisa em Reabilitação Neuropsicológica de crianças com Transtornos do Desenvolvimento. Mônica Miranda é Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos (1995), mestre em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Professora da UNIFESP e da Universidade Ibirapuera, atua no Programa de Mestrado em Psicologia. É pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação, coordena o Projeto Pela Primeira Infância (PPI) e é uma das autoras da versão brasileira do PAY ATTENTION!.
OBJETIVO: Receba orientações detalhadas com vídeos de aplicação. Serão abordados temas como: Modelo Atencional Clínico; níveis de processamento da Atenção; o papel dos instrumentos de treinamento de habilidades cognitivas específicas dentro do processo de reabilitação neuropsicológica e por fim a aplicação, avaliação de desempenho e desenvolvimento de habilidades metacognitivas para melhora dos processos atencionais.
CERTIFICAÇÃO: 5 horas
TEMPO: 1 ANO DE ACESSO A PARTIR DA INSCRIÇÃO
PÚBLICO ALVO: profissionais e estudante que atuam na interface Educação e Neurociências: psicólogos, educadores, médicos, psicopedagogos, neuropsicopedagogos, etc.
ATENÇÃO: ESTE CURSO É REALIZADO EM PLATAFORMA PARCEIRA. AO COMPRAR O CURSO, O PARTICIPANTE RECEBERÁ UM VOUCHER NO PRAZO DE ATÉ 24 HORAS (EM DIAS ÚTEIS), COM AS INSTRUÇÕES DE ACESSO.
CURSO PROMOVIDO PELA FCN
CONTEÚDO:
- 1 Apresentação
- 2 Neuropsicologia da Atenção
- 3 Modelos Clínicos da Atenção
- 4 Modelo Atencional do Pay Attention!
- 5 Atenção, memória operacional, aprendizagem e transtornos
- 6 Desenvolvimento da Atenção
- 7 Introdução, compreendendo o Pay Attention!
- 8 Compreendendo o TDAH e sua intervenção
- Parte 01 – Compreendendo o TDAH e sua intervenção
- Parte 02 – Compreendendo o TDAH e sua intervenção
- 9 Intervenção Clínica com o Pay Attention!
- Parte 01- Intervenção clínica com o Pay Attention
- Parte 02- Intervenção clínica com o Pay Attention
- Parte 03- Intervenção clínica com o Pay Attention
- Parte 04- Intervenção clínica com o Pay Attention
- Parte 05- Intervenção clínica com o Pay Attention
- 10 Introdução e apresentação do material
- 11 Atenção Sustentada
- Atenção Sustentada – Arranjo de Cartões
- Atenção Sustentada – Busca na Casa
- Atenção Sustentada – Auditiva
- 12 Atenção Seletiva
- Atenção Seletiva – Distratores
- Atenção Seletiva – Busca na Casa
- 13 Atenção Alternada
- Atenção Alternada – Arranjo de Cartões
- Atenção Alternada – Busca na Casa
- Atenção Alternada – Auditiva
- 14 Atenção Dividida
- Atenção Dividida – Visual/Visual
- Atenção Dividida – Visual/Auditiva
- Atenção Dividida – Auditiva/Aritmética
- 15Conclusão