Estimulação das Funções Executivas em Escolares: Capacitação no programa PENCE

Estimulação das Funções Executivas em Escolares: Capacitação no programa PENCE

Seu Estado
Não Inscrito
Preço
R$ 299,00
Comece Agora

MEDIADORAS: Profa. Dra. Rochele Paz Fonseca e Profa. Dra. Caroline de Oliveira Cardoso

Psicólogas, com vasta produção científica na área da neuropsicologia cognitiva, são ambas autoras do instrumento.

OBJETIVO:Instrumentalizar o(a) aluno(a) para utilizar um programa pioneiro de estimulação de funções executivas e de componentes cognitivos a elas relacionados em escolares do Ensino Fundamental I; Mediar o uso de estratégias e de procedimentos em sala de aula e/ou na clínica para estimular precoce-preventivamente funções executivas em crianças; Inspirar o(a) aluno(a) a construir estratégias complementares, além daquelas disponibilizadas no programa original e nos demais recursos extras oferecidos pelas professoras do curso.

CERTIFICAÇÃO: 8 HORAS

TEMPO: 1 ANO DE ACESSO A PARTIR DA INSCRIÇÃO

PÚBLICO ALVO: Profissionais e estudante que atuam na interface Educação e Neurociências: psicólogos, educadores, médicos, neuropsicopedagogos, psicopedagogos,etc…

ATENÇÃO: ESTE CURSO É REALIZADO EM PLATAFORMA PARCEIRA. AO COMPRAR O CURSO, O PARTICIPANTE RECEBERÁ UM VOUCHER NO PRAZO DE ATÉ 24 HORAS (EM DIAS ÚTEIS), COM AS INSTRUÇÕES DE ACESSO.

CURSO PROMOVIDO PELA FCN

CONTEÚDO:

  • 1 Slides das Aulas
  • 2 Introdução bases teóricas e concepção do PENcE
    • O que são Funções Executivas
    • Funções Executivas para a Aprendizagem da Escrita e Matemática
    • Benefícios, aplicabilidades e Mercado de Trabalho
    • Por quê e como o PENcE foi construído
  • 3 Conhecendo o PENcE e preparação para intervenção
    • Apresentação do PENcE
    • Criação do ambiente adequado dentro da sala de aula
    • Estrutura do PENcE e como adquirir os estímulos
    • Estruturação do PENcE
  • 4 Módulo 1 do PENcE Organização e Planejamento
    • Introdução à Organização e Planejamento
    • Psicoeducação e Modelagem
    • Modelagem
    • Atividades: “Jogo dos Pontos e Sequência Lógica”
    • Atividades: “Em Busca do Diamante e Construindo um Inseto”
    • Atividades: “Construindo Um Inseto(Cont.) e Cozinhando”
  • 5 Módulo 2 Controle Inibitório
    • Aspectos Teóricos
    • Psicoeducação
    • Modelagem
    • Aprendizagem e Consolidação das Estratégias e atividade Dançando
    • Atividades: “À Procura do Alvo”
    • Atividades: “O Mestre Mandou e Controlando a Vontade”
    • Atividades: “Jogo de Cartas Bate-Bate”
    • Retomando os Módulos anteriores do PENcE
    • Atividades Pós Módulo
  • 6 Módulo 3 Memória Operacional
    • Memória Operacional e Atividade Pré Módulo
    • Psicoeducação e Modelagem
    • Aprendizagem e Consolidação das Estratégias “organizando as sequências”
    • (continuação) Atividade: “Organizando as Sequências”
    • Atividades: “Organizando as Sequências” e “Completando a Frase”
    • Atividade Falta 1
    • Atividade Jogo das Diferenças
    • Reflexões e Transferência para Atividades do Cotidiano
    • Sugestões de Atividades Escolares e Retomando os Módulos Anteriores
  • 7 Módulo 4 Flexibilidade Cognitiva
    • Flexibilidade Cognitiva e Atividade Pré-Módulo
    • Aquisição de Estratégias Psicoeducação e Modelagem
    • Aprendizagem e Consolidação das Estratégias
    • Atividade: “Combinando as Cartas”
    • Atividade: “Descobrindo o Código”
    • Atividade: “Troca-troca”
    • Reflexões e Transferência para Atividades do Cotidiano
    • Atividade: “Um novo Final”
  • 8 Conclusão e Temas Exclusivos dos alunos da Formação Continuada em Neuropsicologia
    • Atividades Exclusivas dos alunos da Formação Continuada em Neuropsicologia
    • Cronograma de Atividades
    • O Protocolo de Observação e Registro do PENcE
    • O PENcE no Contexto Clínico
    • Novas tarefas para o Contexto Clínico
    • Analisando o Impacto, Efetividade e Análsie de Transferência do PENcE
    • Finalizando
  • 9 Materiais Complementares para Aprofundamento Teórico
  • 10 Estudo Dirigido