MEDIADORAS: Profa. Dra. Rochele Paz Fonseca e Profa. Dra. Caroline de Oliveira Cardoso
Psicólogas, com vasta produção científica na área da neuropsicologia cognitiva, são ambas autoras do instrumento.
OBJETIVO:Instrumentalizar o(a) aluno(a) para utilizar um programa pioneiro de estimulação de funções executivas e de componentes cognitivos a elas relacionados em escolares do Ensino Fundamental I; Mediar o uso de estratégias e de procedimentos em sala de aula e/ou na clínica para estimular precoce-preventivamente funções executivas em crianças; Inspirar o(a) aluno(a) a construir estratégias complementares, além daquelas disponibilizadas no programa original e nos demais recursos extras oferecidos pelas professoras do curso.
CERTIFICAÇÃO: 8 HORAS
TEMPO: 1 ANO DE ACESSO A PARTIR DA INSCRIÇÃO
PÚBLICO ALVO: Profissionais e estudante que atuam na interface Educação e Neurociências: psicólogos, educadores, médicos, neuropsicopedagogos, psicopedagogos,etc…
ATENÇÃO: ESTE CURSO É REALIZADO EM PLATAFORMA PARCEIRA. AO COMPRAR O CURSO, O PARTICIPANTE RECEBERÁ UM VOUCHER NO PRAZO DE ATÉ 24 HORAS (EM DIAS ÚTEIS), COM AS INSTRUÇÕES DE ACESSO.
CURSO PROMOVIDO PELA FCN
CONTEÚDO:
- 1 Slides das Aulas
- 2 Introdução bases teóricas e concepção do PENcE
- O que são Funções Executivas
- Funções Executivas para a Aprendizagem da Escrita e Matemática
- Benefícios, aplicabilidades e Mercado de Trabalho
- Por quê e como o PENcE foi construído
- 3 Conhecendo o PENcE e preparação para intervenção
- Apresentação do PENcE
- Criação do ambiente adequado dentro da sala de aula
- Estrutura do PENcE e como adquirir os estímulos
- Estruturação do PENcE
- 4 Módulo 1 do PENcE Organização e Planejamento
- Introdução à Organização e Planejamento
- Psicoeducação e Modelagem
- Modelagem
- Atividades: “Jogo dos Pontos e Sequência Lógica”
- Atividades: “Em Busca do Diamante e Construindo um Inseto”
- Atividades: “Construindo Um Inseto(Cont.) e Cozinhando”
- 5 Módulo 2 Controle Inibitório
- Aspectos Teóricos
- Psicoeducação
- Modelagem
- Aprendizagem e Consolidação das Estratégias e atividade Dançando
- Atividades: “À Procura do Alvo”
- Atividades: “O Mestre Mandou e Controlando a Vontade”
- Atividades: “Jogo de Cartas Bate-Bate”
- Retomando os Módulos anteriores do PENcE
- Atividades Pós Módulo
- 6 Módulo 3 Memória Operacional
- Memória Operacional e Atividade Pré Módulo
- Psicoeducação e Modelagem
- Aprendizagem e Consolidação das Estratégias “organizando as sequências”
- (continuação) Atividade: “Organizando as Sequências”
- Atividades: “Organizando as Sequências” e “Completando a Frase”
- Atividade Falta 1
- Atividade Jogo das Diferenças
- Reflexões e Transferência para Atividades do Cotidiano
- Sugestões de Atividades Escolares e Retomando os Módulos Anteriores
- 7 Módulo 4 Flexibilidade Cognitiva
- Flexibilidade Cognitiva e Atividade Pré-Módulo
- Aquisição de Estratégias Psicoeducação e Modelagem
- Aprendizagem e Consolidação das Estratégias
- Atividade: “Combinando as Cartas”
- Atividade: “Descobrindo o Código”
- Atividade: “Troca-troca”
- Reflexões e Transferência para Atividades do Cotidiano
- Atividade: “Um novo Final”
- 8 Conclusão e Temas Exclusivos dos alunos da Formação Continuada em Neuropsicologia
- Atividades Exclusivas dos alunos da Formação Continuada em Neuropsicologia
- Cronograma de Atividades
- O Protocolo de Observação e Registro do PENcE
- O PENcE no Contexto Clínico
- Novas tarefas para o Contexto Clínico
- Analisando o Impacto, Efetividade e Análsie de Transferência do PENcE
- Finalizando
- 9 Materiais Complementares para Aprofundamento Teórico
- 10 Estudo Dirigido