-14%
, , ,

Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem


Título Original: Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem 
Organização: Rafael Silva Pereira
Copyright 2015 – QualConsoante, Lda.
Impressão e Acabamento: A. J. Sá Pinto e Filhos Encadernadores, Lda – Viseu

ISBN: 978-989-97992-6-4
1ª Edição: junho de 2015
Depósito Legal: 394467/15
Número de páginas: 689 p.

 

Prefácio

Numa obra de caráter absolutamente multidisciplinar em que são vários os temas e vários os autores de cada uma das áreas, seria efetivamente possível que este prefácio fosse elaborado por alguém de referência nesta área.

Contudo, pareceu-me na realidade que, considerando o real objetivo desta obra, o Prefácio fosse o rosto das crianças em que pensei quando decidi colocar mãos à obra na organização deste livro.

São estas crianças que diariamente precisam da nossa ajuda; da nossa ajuda enquanto pais e profissionais da Educação e da Saúde.

Como tal, alguns deles decidiram participar quando lhes contei o objetivo.

Por questões de sigilo o nome será omitido. Mas no seu teor, o que escrevem faz-nos na realidade pensar que devemos estar aqui para eles e por eles.

(os textos dos alunos encontram-se no livro original)

Índice

CAPÍTULO 1

NEUROAPRENDIZAGEM

 

O Cérebro que aprende a Ler e a Escrever  ………………………………………………………………… 15

NeuroEducação: Educar com o Cérebro  ……………………………………………………………………. 25

Cérebro e Linguagem: inter-relações necessárias para a aprendizagem  …………..………. 39

O cérebro que lê é plástico  ……………………………………………………………………………………….. 57

Bases Neurobiológica da Aprendizagem Sócio, Cognitiva

e Emocional no Ambiente Escolar  …………………………………………………………………………… 65

 

Atenção, memorização e neuroaprendizagem  ………………………………………………………… 79

 

CAPÍTULO 2

APRENDIZAGEM E AS SUAS DIFICULDADES ESPECÍFICAS

 

Aprendizagem: informação, cognição e motivação  …………………………………………………… 95

Dificuldades de Aprendizagem Específicas, um desafio à escola  ……………………………… 103

Uma visão Psicopedagógica das Dificuldades de Aprendizagem  ……………………………… 131

Bilinguismo e Aprendizagem  ………………………………………………………………………………..… 145

Baixo desempenho escolar e suas diferentes causas: diagnóstico diferencial  ………..… 155

Inteligência e Funções Executivas no processo ensino-aprendizagem  …………………..… 179

Breves apontamentos sobre Dislexia  ……………………………………………………………………… 193

Dislexia: Diagnóstico possível  ………………………………………………………………………………… 205

A Importância de uma Avaliação Multidisciplinar  …………………………………………………… 215

Intervenção em habilidades linguísticas na dislexia

para aquisição e desenvolvimento da leitura  …………………………………..……………………… 229

 

A evolução da escrita e a adaptação do cérebro  ……………………………………………………… 241

Abordando a Discalculia  …………………………………………………………………………………….…… 253

Consciencialização para alcançar a autonomia e

superação das dificuldades de aprendizagem na Matemática  …………………………………  275

 

Trabalhando as Funções Executivas no atendimento Psicopedagógico  …………………… 287

Intervenção no Défice de Atenção  ………………………………………………………………………….. 299

Autismo: considerações pedagógicas ……………………………………………………………………… 317

A Imagem Corporal da Pessoa com Síndrome de Down no

processo de ensino aprendizagem na escolarização  ……………………………………………..… 331

 

O que as habilidades linguístico-cognitivas de 1º ano podem

dizer sobre as habilidades de leitura no 8º ano  ……………………………………………………..… 353

 

CAPÍTULO 3

NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM

 

Neuropsicologia dos processos cognitivos da atenção

e memória na aprendizagem  ………………………………………………………………………………….. 381

 

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

– Aspetos Clínicos e Diagnósticos  ………………………………………………………………………….… 395

 

Disfunção Executiva e Aprendizagem da Leitura e da Escrita

em Crianças com TDAH  …………………………………………………………………………………….….… 413

 

Reabilitação neuropsicológica e dislexia do desenvolvimento  ………………………………… 443

Neuropsicologia Forense: Tudo o que perderes regressará de outra forma  …………..… 463

 

CAPÍTULO 4

TERAPIA DA FALA / FONOAUDIOLOGIA E APRENDIZAGEM

 

Nossa Língua Portuguesa: Como avaliar o grau de cifrabilidade de qualquer

palavra falada e o grau de decifrabilidade de qualquer palavra escrita

nas normas lusitana e brasileira  ……………………………………………………………………………. 481

 

Processamento Auditivo e Dificuldades de Aprendizagem  ……………………………………… 505

Avaliação da Leitura e da Escrita na perspectiva fonoaudiológica  …………………………… 519

Perturbações da linguagem vs. Aprendizagem: a importância do raciocínio

clinico e diagnóstico  ………………………………………………………………………………………….…… 531

 

O Poder das «Pequenas Coisas» – Como a linguagem interfere na

aprendizagem da leitura e escrita  …………………………………………………………………………… 543

 

Impacto da Gaguez em Contexto Escolar  ………………………………………………………………… 563

 

CAPÍTULO 5

PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM

 

Psicomotricidade, Aprendizagem e Infância: a relação obrigatória  ……………………….… 579

R$190,00 R$220,00

Compras acima de $800,00 consultar frete grátis

Não sei meu CEP

Título Original: Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem 
Organização: Rafael Silva Pereira
Copyright 2015 – QualConsoante, Lda.
Impressão e Acabamento: A. J. Sá Pinto e Filhos Encadernadores, Lda – Viseu

ISBN: 978-989-97992-6-4
1ª Edição: junho de 2015
Depósito Legal: 394467/15
Número de páginas: 689 p.

 

Prefácio

Numa obra de caráter absolutamente multidisciplinar em que são vários os temas e vários os autores de cada uma das áreas, seria efetivamente possível que este prefácio fosse elaborado por alguém de referência nesta área.

Contudo, pareceu-me na realidade que, considerando o real objetivo desta obra, o Prefácio fosse o rosto das crianças em que pensei quando decidi colocar mãos à obra na organização deste livro.

São estas crianças que diariamente precisam da nossa ajuda; da nossa ajuda enquanto pais e profissionais da Educação e da Saúde.

Como tal, alguns deles decidiram participar quando lhes contei o objetivo.

Por questões de sigilo o nome será omitido. Mas no seu teor, o que escrevem faz-nos na realidade pensar que devemos estar aqui para eles e por eles.

(os textos dos alunos encontram-se no livro original)

Índice

CAPÍTULO 1

NEUROAPRENDIZAGEM

 

O Cérebro que aprende a Ler e a Escrever  ………………………………………………………………… 15

NeuroEducação: Educar com o Cérebro  ……………………………………………………………………. 25

Cérebro e Linguagem: inter-relações necessárias para a aprendizagem  …………..………. 39

O cérebro que lê é plástico  ……………………………………………………………………………………….. 57

Bases Neurobiológica da Aprendizagem Sócio, Cognitiva

e Emocional no Ambiente Escolar  …………………………………………………………………………… 65

 

Atenção, memorização e neuroaprendizagem  ………………………………………………………… 79

 

CAPÍTULO 2

APRENDIZAGEM E AS SUAS DIFICULDADES ESPECÍFICAS

 

Aprendizagem: informação, cognição e motivação  …………………………………………………… 95

Dificuldades de Aprendizagem Específicas, um desafio à escola  ……………………………… 103

Uma visão Psicopedagógica das Dificuldades de Aprendizagem  ……………………………… 131

Bilinguismo e Aprendizagem  ………………………………………………………………………………..… 145

Baixo desempenho escolar e suas diferentes causas: diagnóstico diferencial  ………..… 155

Inteligência e Funções Executivas no processo ensino-aprendizagem  …………………..… 179

Breves apontamentos sobre Dislexia  ……………………………………………………………………… 193

Dislexia: Diagnóstico possível  ………………………………………………………………………………… 205

A Importância de uma Avaliação Multidisciplinar  …………………………………………………… 215

Intervenção em habilidades linguísticas na dislexia

para aquisição e desenvolvimento da leitura  …………………………………..……………………… 229

 

A evolução da escrita e a adaptação do cérebro  ……………………………………………………… 241

Abordando a Discalculia  …………………………………………………………………………………….…… 253

Consciencialização para alcançar a autonomia e

superação das dificuldades de aprendizagem na Matemática  …………………………………  275

 

Trabalhando as Funções Executivas no atendimento Psicopedagógico  …………………… 287

Intervenção no Défice de Atenção  ………………………………………………………………………….. 299

Autismo: considerações pedagógicas ……………………………………………………………………… 317

A Imagem Corporal da Pessoa com Síndrome de Down no

processo de ensino aprendizagem na escolarização  ……………………………………………..… 331

 

O que as habilidades linguístico-cognitivas de 1º ano podem

dizer sobre as habilidades de leitura no 8º ano  ……………………………………………………..… 353

 

CAPÍTULO 3

NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM

 

Neuropsicologia dos processos cognitivos da atenção

e memória na aprendizagem  ………………………………………………………………………………….. 381

 

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

– Aspetos Clínicos e Diagnósticos  ………………………………………………………………………….… 395

 

Disfunção Executiva e Aprendizagem da Leitura e da Escrita

em Crianças com TDAH  …………………………………………………………………………………….….… 413

 

Reabilitação neuropsicológica e dislexia do desenvolvimento  ………………………………… 443

Neuropsicologia Forense: Tudo o que perderes regressará de outra forma  …………..… 463

 

CAPÍTULO 4

TERAPIA DA FALA / FONOAUDIOLOGIA E APRENDIZAGEM

 

Nossa Língua Portuguesa: Como avaliar o grau de cifrabilidade de qualquer

palavra falada e o grau de decifrabilidade de qualquer palavra escrita

nas normas lusitana e brasileira  ……………………………………………………………………………. 481

 

Processamento Auditivo e Dificuldades de Aprendizagem  ……………………………………… 505

Avaliação da Leitura e da Escrita na perspectiva fonoaudiológica  …………………………… 519

Perturbações da linguagem vs. Aprendizagem: a importância do raciocínio

clinico e diagnóstico  ………………………………………………………………………………………….…… 531

 

O Poder das «Pequenas Coisas» – Como a linguagem interfere na

aprendizagem da leitura e escrita  …………………………………………………………………………… 543

 

Impacto da Gaguez em Contexto Escolar  ………………………………………………………………… 563

 

CAPÍTULO 5

PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM

 

Psicomotricidade, Aprendizagem e Infância: a relação obrigatória  ……………………….… 579

Peso 1.300 kg
Dimensões 30 × 20 × 16 cm

Baseado em 0 avaliações

0.0 média
0
0
0
0
0

Seja o primeiro a avaliar “Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem”

Ainda não existem avaliações.

Você também pode gostar de…