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BACMAT + Manual de Intervenção em Dificuldades Matemáticas + Manual de Intervenção em Competências Iniciais: leitura e escrita +Bacle – Avaliação Leitura e Escrita

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BACMAT

Materiais apresentados no Simpósio de Psicopedagogia da ABpp 2013, surge da necessidade de aferir nos alunos do ensino Fundamental I e II as competências no âmbito da matemática. Perceber se o aluno tem uma dificuldade de Aprendizagem ou se os resultados apontam para uma Discalculia é de extrema importância. Contudo, é importante que separadamente da BACMAT o aluno seja também avaliado no âmbito cognitivo para perceber se as suas dificuldades advém de um comprometimento a este nível ou não.

Estes testes foram desenvolvidos pelo Professor Dr. Rafael Pereira, doutorado na área da dislexia,e professor – atualmente Diretor Pedagógico da Associação Ester Janz, ministra cursos e palestras no Brasil, a bateria é de fácil aplicação, temos certeza de quem conhece os testes BACLE, livros predicofon e Reeducação e Intervenção em leitura e escrita, vai aprovar o novo trabalho, que vem, como mais um instrumento para auxiliar os profissionais da área da educação.

A BACMAT vem preencher uma lacuna neste âmbito, e que por certo será de grande ajuda a todos os profissionais de Educação e Saúde.

 
Manual de Intervenção em Dificuldades Matemáticas

Manual de fácil aplicação com jogos de estimulação cognitiva para ativar o funcionamento cerebral em áreas responsáveis pelas competências matemáticas. Após esta estimulação o aluno resolverá exercícios no âmbito das competências matemáticas intervindo-se assim corretamente de forma neuropedagógica, assegurando aos alunos o sucesso escolar e pessoal. A ligação com a BACMAT é bastante estreita pois após a obtenção dos resultados o aplicador pode recorrer ao manual de intervenção para corrigir e colmatar as lacunas encontradas. Este manual encontra-se dividido em dois volumes essenciais: a da estimulação neurocognitiva, onde o aluno realiza jogos que estimulam a sua atividade cerebral e o preparam para o segundo volume onde encontra os exercícios matemáticos de consolidação divididos por subtipos de Discalculia.

Manual de Intervenção em Competências Iniciais: leitura e escrita

Objetivo:
Levar os alunos ativar as competências necessárias para a aquisição das capacidades inerentes à leitura e à escrita.
Dotar os professores e profissionais da área da Educação e da Saúde com um instrumento de intervenção adequado e direcionado ao sucesso dos alunos.
Público-alvo
Crianças a partir de 4 anos que apresentem dificuldades de aprendizagem.
Aplicação
Individual ou coletiva.
Descrição
Neste manual encontram-se jogos de estimulação em áreas que preparam o aluno para a aprendizagem formal da leitura e da escrita. Nele o aluno realizará jogos que estimulam a sua atividade cerebral e o preparam para a aquisição de competências neste âmbito ou para a consolidação das mesmas. Esta estimulação pode ser feita em alunos que ainda não saibam ler ou que apresentem dificuldades nesta área. Foi concebido com técnicas de neuroaprendizagem para garantia de um efetivo sucesso no percurso de aprendizagem.
Ficha Técnica
1 Livro de Exercício
Edição: 1ª Edição 2016
Autores
Inês Salgado Rodrigues
Licenciada em Professores do Ensino Básico, 2° ciclo variante Português/Inglês. Professora de Educação Especial com crianças com necessidades educativas especiais. Docente no ensino da Língua Portuguesa a emigrantes russos e ucranianos no curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros. Professora do 1° ciclo do ensino básico. Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. Coautora da Bateria de Aferição de Competências Matemáticas (BACMAT) e do manual de Intervenção em Dificuldades Matemáticas.
Maria Irene Maluf
Pedagoga especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Neuroaprendizagem. Editora da revista Psicopedagogia da ABPp (desde 2003). Sócia honorária da Associação Portuguesa de Psicopedagogia (2003). Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp – gestão 2005-2007). Colunista das revistas Direcional Educador e Psiquê. Professora em cursos de Especialização em Neuroaprendizagem e Psicopedagogia. Diretora do Núcleo de Estudos Avançados em Dificuldade de Aprendizagem, Psicopedagogia e Neuroaprendizagem. Coordenadora do curso de Especialização em Neuroaprendizagem, Transtornos de Aprender e Psicopedagogia do Grupo Saber Cultura, São Paulo.
Rafael Silva Pereira
É especialista em Dislexia e Dificuldade de Aprendizagem e Professor. Bacharel em 1° ciclo do Ensino Básico. Licenciado em 2° ciclo do Ensino Básico na variante Português/História e Ciências Sociais. Mestre em Didática das Línguas na vertente de Língua Não Materna pela Universidade de Aveiro. Doutor em Ciências da Educação, Pós-doutor em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo. É autor do Programa de Neurociência – Intervenção em Leitura e Escrita (3ª ed.), Fichas de Reeducação em Leitura e Escrita do grupo Leya, da Bateria de Avaliação de Competências Iniciais em Leitura e Escrita (BACLE), da Bateria de Aferição de Competências Matemáticas (BACMAT); do LER – Leitura, Escrita e Reeducação e do Manual de Intervenção em Dificuldades Matemáticas. Atualmente é Diretor geral da Qualconsoante e Coordenador da Equipa Multidisciplinar na Disclínica
Bacle – Avaliação Leitura e Escrita

A   vantagem da compra desta bateria de avaliação, é que o autor autoriza tirar  xerox para aplicação, sendo assim você compra uma vez só o material e não tem mais gastos com protocolos, já que agora a Bacle possui uma plataforma online, onde você se cadastra como profissional e depois cadastra seu paciente ou aluno, coloca os resultados da avaliação e recebe um relatório completo gerado pela plataforma, tudo ilimitado.

A BACLE é um instrumento de Aferição de competências que a identificação de um determinado grupo de comportamentos acadêmicos será indicativo de dificuldade ou não para aprendizagem da Leitura e Escrita.

A BACLE avalia áreas como a maturidade perceptiva; memória; esquema corporal; orientação espaço-temporal; desenvolvimento motor e linguagem.

Surge da necessidade de disponibilizarmos a profissionais da Educação e saúde um instrumento de aferição de competências de pré-desenvolvimento para a aprendizagem da Leitura e Escrita.

Esta nova versão conta com uma nova validação e análise estatística. Aplicada em várias escolas com autorização do Ministério da Educação a Bacle vem trazer novas informações no âmbito da aquisição de preditores para a Leitura e Escrita.

A Bacle é constituída por um caderno de aplicação e formato tripé, um caderno de normas, cartões a preto e branco para realização das respostas com autorização para cópia, senha/password para acessar o link online para obtenção dos resultados.

VALIDADA PELA USP

Autores: Rafael Silva Pereira e Rita Moreira Rocha

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