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PROLEC + TDE II + CONFIAS

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PROLEC

O PROLEC é composto por diferentes tarefas que tratam de explorar todos os processos que interferem na leitura, dos mais periféricos aos mais centrais, bem como dos mais simples aos mais complexos. A principal vantagem destas provas consiste em derivar de um modelo bem fundamentado sobre o funcionamento do sistema de leitura (Dupla Rota), estando especificamente claros os processos que o compõem. Com estas provas não se obtém somente uma pontuação da capacidade de leitura dos escolares, como ocorre com as baterias clássicas. São obtidas informações sobre as estratégias que cada escolar utiliza na leitura de um texto, bem como os mecanismos que não estão funcionando adequadamente para que se realize uma boa leitura, o que é de extrema importância na hora de buscar seu aperfeiçoamento ou recuperação. Por meio do PROLEC, é possível compreender as dificuldades de leitura, bem como ter auxílio na análise do diagnóstico dos transtornos de aprendizagem. IMPORTANTE: A segunda edição do PROLEC teve algumas alterações. No manual, foram incluídos novos capítulos referentes às características psicométricas, tanto da versão espanhola quanto da adaptação brasileira, e alguns capítulos já existentes na primeira edição foram aprofundados. A prova 7 foi alterada, agora com um exemplo e 15 itens, conforme aplicação na amostra normativa. Também foram incluídas algumas informações na parte destinada ao aplicador, no Caderno de Provas, para facilitar a aplicação. Devido a todas essas alterações, o PROLEC – Segunda Edição é um novo instrumento, ou seja, possui Cadernos de Respostas e Caderno de Provas específicos para essa edição, não podendo ser utilizados os materiais da Primeira Edição.

Pode ser aplicado em escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

TDE II

 

  • Descrição

01 Manual
01 Guia rápido de aplicação – subteste Escrita, Aritmética e Leitura
01 Bloco com 25 protocolos de aplicação – do 1º ao 9º ano – Subteste Escrita
01 Bloco com 25 protocolos de registro e avaliação – 1º ao 4º ano – Subteste Escrita
01 Bloco com 25 protocolos de avaliação qualitativa – 1º ao 4º ano – Subteste Escrita
05 Cadernos de exercícios de Aritmética – 1º ao 5º ano – Subteste Aritmética
01 Bloco com 25 protocolos de registro e avaliação – 1º ao 5º ano – Subteste Aritmética
01 Composto de pranchas – 1º ao 5º ano – Subteste Aritmética
01 Bloco com 25 protocolos de registro e avaliação – 1º ao 4º ano – Subteste Leitura
01 Prancha de estímulos – 1º ao 4º ano – Subteste Leitura
01 Bloco com 25 protocolos de registro e avaliação – 5º ao 9º ano – Subteste Escrita
01 Bloco com 25 protocolos de avaliação qualitativa – 5º ao 9º ano – Subteste Escrita
05 Cadernos de exercícios de Aritmética – 6º ao 9º ano – Subteste Aritmética
01 Bloco com 25 protocolos de registro e avaliação – 6º ao 9º – Subteste Aritmética
01 Bloco com 25 protocolos de registro e avaliação – 5º ao 9º – Subteste Leitura
01 Prancha de estímulos – 5º ao 9º – Subteste Leitura
01 Bloco com 25 protocolos de levantamento e interpretação – individual – Subteste Escrita, Aritmética e LeituraObjetivo
O TDEII tem por objetivo avaliar habilidades básicas de leitura, escrita e aritmética podendo ser utilizado não apenas como uma triagem universal do processo de aprendizagem desses três domínios do desempenho escolar, mas também como instrumento de avaliação ou como parte de uma bateria de instrumentos com fins diagnósticos e clínicos de planejamento e intervenções clínico-educacionais.Público alvo
Crianças do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental brasileiro, tanto de escolas públicas quanto privadas.Aplicação
Aplicação individual dos subtestes de escrita, leitura e aritmética. Aplicação coletiva dos subtestes de escrita e aritmética.Descrição
O TDE II foi desenvolvido utilizando critérios modernos de desenvolvimento de instrumentos de avaliação, ampliando sua abrangência para todos os nove anos do Ensino Fundamental.
Pode ser aplicado, tanto em demandas de mapeamento da aprendizagem escolar no desenvolvimento típico quanto no atípico. A partir desse mapeamento, estratégias promotoras de leitura, de escrita, de raciocínio quantitativo e de cálculos poderão ser mais efetivamente selecionadas e aplicadas tanto no contexto clínico quanto no educacional, tornando o desenvolvimento mais bem-sucedido e diminuindo o impacto no cotidiano de dificuldades ou de transtornos específicos de aprendizagem.
Indicado para Gestores e servidores de Secretarias Municipais Estaduais de Educação, professores das redes pública e privada do Ensino Fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, psiquiatras e neuropsicólogos e pesquisadores de áreas relacionadas à Saúde e à Educação.
Apresenta padrões normativos dos três subtestes para aplicação individual de acordo com o ano escolar e o tipo de escola (pública ou privada), incluindo tempo de execução, assim como padrões normativos para aplicação coletiva dos subtestes de escrita e aritmética do 4º ao 9º ano escolar, de acordo com o tipo de escola (pública ou privada).
O TDE-II foi desenvolvido utilizando critérios modernos de desenvolvimento de instrumentos de avaliação, ampliando sua abrangência para todos os nove anos do Ensino Fundamental.

CONFIAS

O CONFIAS é um instrumento que tem como objetivo avaliar a consciência fonológica de forma abrangente e sequencial. A utilização deste instrumento possibilita a investigação das capacidades fonológicas, considerando a relação com a hipótese da escrita (Ferreiro & Teberosky, 1991). Além disso, contribui para a prática na alfabetização e instrumentaliza profissionais de diferentes áreas tais como fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e educadores, podendo também, subsidiar pesquisas acadêmicas na área da linguagem, da psicologia cognitiva e da educação. Faixa etária: a partir de 4 anos de idade.

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