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PROTEA-R – Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista

R$380,00

Contém:

1 Livro de Instruções (Manual)
10 Livros de Aplicação

Não faz parte do Kit o conjunto de brinquedos e gravador

  • Fornece diretrizes para entrevistas e para interação do profissional com a criança;
  • Permite o encaminhamento precoce para intervenções especializadas;
  • Sistematiza a brincadeira livre e semidirigida.

Disponibilidade: 16 em estoque

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Composição da Coleção
01   Manual
10   Protocolos de avaliação
Não faz parte do Kit o conjunto de brinquedos e gravador
Objetivo
O Protea-R tem por objetivo rastrear a presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e identificar riscos para o desenvolvimento infantil, possibilitando o encaminhamento para avaliações especializadas e, consequentemente, a intervenção precoce.
População
O instrumento é destinado a crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente àquelas não verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação.
Aplicação
Individual.  São necessários para a aplicação, além do manual e dos protocolos de avaliação, o kit de brinquedos (descritos no manual) e um gravador de vídeo.
Tempo
Sem tempo limite. Aplicação é composta pela entrevista de anamnese com os pais ou responsáveis, três sessões de observação do comportamento infantil (cerca de 45 minutos de duração cada) e uma sessão de entrevista devolutiva.
Correção
Manual.
Descrição
O Sistema PROTEA-R de Avaliação da Suspeita de Transtorno do Espectro Autista é um instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil, através de situações semiestruturadas de brincadeira.
O Sistema é composto por roteiro de entrevista de anamnese e também de devolutiva dos resultados da avaliação, conduzidas com os responsáveis, bem como pelo Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal.  Esse protocolo envolve tanto descrições qualitativas quanto a mensuração quantitativa do comportamento infantil (frequência), em sessões de brincadeira.
Contém, ainda, diretrizes de orientação sobre a conduta do avaliador durante o processo avaliativo, seja em termos e técnicas de entrevista ou de interação com a criança durante as sessões.  Temos assim, que o instrumento, além de abordar sobre o que deve ser avaliado ao longo do processo investigativo de crianças com suspeita de TEA, tem seu foco também em como as avaliações devem ser conduzidas, de um modo prático e compreensível.
O manual do PROTEA-R trata de como realizar a observação da criança em situação de brincadeira, apresenta as instruções para administração e codificação (pontuação) do PROTEA-R-NV, aborda a forma mais adequada de apresentar os objetos/brinquedos para a criança, de propor situações interativas, bem como de manejo das reações infantis negativas e atenção às emoções do próprio avaliador.  Apresenta, ainda, orientações práticas para adequada condução das entrevistas, contemplando algumas situações que comumente ocorrem nesse contexto.  Contém apresentação e discussão de casos clínicos, e anexos com o roteiro para entrevista de anamnese, para o laudo e a Lista de Materiais – imagens dos brinquedos.
O PROTEA-R pode ser utilizado no contexto clínico, institucional (saúde e educação) e pesquisa, por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, médicos, entre outros.
Peso 1 kg
Dimensões 30 × 25 × 10 cm

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